sexta-feira, setembro 29, 2006


Feel Like Going Home, de Martin Scorsese ****

A relação apaixonada de Martin Scorsese com a parte musical de seus filmes nunca foi novidade. Afinal, as trilhas sonoras recheadas de canções maravilhosas de obras como “Alice Não Mora Mais Aqui” (1974), “Cassino” (1995) e “O Aviador” (2004) são exemplares nessa obsessão do cineasta. Isso sem contar os ótimos documentários “O Último Concerto de Rock” (1978) e “No Direction Home” (2005), que são verdadeiros tributos aos seus ídolos The Band e Bob Dylan, respectivamente. Dessa forma, não é surpresa que Scorsese tenha sido o produtor da série de documentários “The Blues”, projeto esse de onde se originou “Feel Like Going Home”, dirigido pelo próprio Scorsese, obra extremamente bem sucedida na sua pretensão de busca das raízes do blues. Essa procura é realizada com uma minúcia didática e tremendamente amorosa, partindo-se de um caminho que na realidade começa pelo fim, ou seja, inicia pelo blues eletrificado de Chicago, passa pelo rincões rurais do interior norte-americano e chega por fim às origens primitivas na África. Aos fazermos essa viagem junto com Scorsese, não conhecemos apenas a gênese de um estilo musical, mas também a própria identidade cultural de um país.

Obs.: "Feel Like Going Home" será exibido pelo Clube de Cinema no dia 08/10/2006, às 10:15, no Santander Cultural. Os leitores deste blog estão convidados a comparecer.

4 comentários:

El Thomazzo disse...

André, procura o show 'Ligthning in a Bottle'... eu consegui uma cópia. Foi produzido pelo Scorcese um ano antes dos documentários sobre blues, e foi dirigido pelo cara do 'Rei Arthur'. É de chorar. Um belíssimo panorama do blues, desde suas origens tribais até Jimi Hendrix.

André Kleinert disse...

Ei Thomaz. Isso saiu em DVD por aqui? Ou tem de baixar? De qualquer forma, valeu pela dica, sendo que correr atrás. Aliás, aparece nesse próximo domingo lá no Santander para assistir o "Feel Like Going Home".

El Thomazzo disse...

André, não saiu por aqui, recebi um DVD-R de um amigo. Se você quiser baixar, fique à vontade, mas eu vou tirar uma cópia do DVD procê. Como um DVD virgem sai por 2 reais, 'cobro' uma cerveja de você uma hora dessas e estamos quites.

PS: Espero não entrar em nenhuma lista negra, mas minha irmã se casa sábado, em Livramento, e eu não estarei em Poa no domingo. Mil desculpas, é a última sessão 'sua' que eu vou perder esse ano.

André Kleinert disse...

Bem, a relação custo/benefício do troca DVD pela cerveja é extremamente vantajosa. Tu podes me passar o disquinho durante o II Festival de Cinema Fantástico.