terça-feira, julho 20, 2010

Fúria de Titãs, de Louis Leterrier ***


Muitos dizem que essa refilmagem de 2010 do original “Fúria de Titãs” de 1981 é uma heresia. Na minha opinião, há um pouco de exagero em tal afirmação. Em primeiro lugar porque a primeira versão não chega a ser uma obra-prima irretocável e inatacável. Trata-se de um filme muito divertido e com expressivas trucagens a base de stop motion, mas longe do status de clássico cinematográfico. Essa revisão da obra original tem lá os seus defeitos, mas em seus melhores momentos traz algumas das mais impactantes seqüências de aventura da temporada pipoca de 2010. Talvez as atuações canastronas e preguiçosas de Liam Neeson e Ralph Fiennes possam angariar antipatias. E ter um protagonista vivido por alguém tão inexpressivo quanto Sam Whortington é um convite forte para o desastre. Com um elenco comprometedor desses, os 15 minutos iniciais de “Fúria de Titãs”, focado excessivamente em diálogos e “relações humanas”, são aborrecidos e intermináveis. Quando o filme parte para a ação propriamente dita, entretanto, a coisa muda totalmente de figura. Os efeitos digitais são bem eficientes e distantes de fazer a produção parecer um grande vídeo game. As cenas de lutas e perseguições são empolgantes e a concepção visual dos inúmeros monstros que desfilam pela tela é bela e ao mesmo tempo aterradora, com destaque absoluto para as cenas em que o Kraken irrompe na tela.

2 comentários:

pseudo-autor disse...

O meu problema com essa refilmagem é que a história mitológica simplesmente não combina com esses efeitos especiais todos. É um outro universo (por isso o Stop Motion do passado me parece mais coerente). Eu simplesmente não vejo Fúria de Titãs dentro dessa tecnologia toda.

André Kleinert disse...

Sei que o aspecto mitológico do filme é tratado de forma superficial, mas na realidade ele apenas serviu como pretexto para diversão escapista. E nesse sentido, considero que o filme funciona muito bem. E sobre os efeitos especiais, dentro da últimas produções pipocas, foram alguns dos que eu mais gostei, principalmente pelo design visual dos monstros.