segunda-feira, setembro 21, 2009

Marco Ferreri - O Diretor Que Veio do Futuro, de Mario Canele ***


Tentar enquadrar a figura de Marco Ferreri, cineasta afeito ao bizarro e ao surreal, em um simples documentário não é das tarefas mais fáceis. A produção italiana “Marco Ferreri – O Diretor Que Veio do Futuro” (2007) cumpre essa missão com considerável sucesso. O diretor Mario Canale consegue narrar a vida e a obra excêntricas de Ferreri através de depoimentos preciosos de colegas, amigos e do próprio biografado e de imagens antológicas de alguns de seus melhores filmes. Canale estabelece a conexão precisa da estranha visão de mundo e de cinema que vem das palavras de Ferreri com o resultado final de tais concepções em seus filmes. Tanto para velhos admiradores como para neófitos, o documentário é esclarecedor sobre a obra de Ferreri, assim como diverte pelo tom bem humorado de algumas seqüências.

2 comentários:

Leonardo Bomfim disse...

Fiquei curioso pra ver esse documentário. O "Dillinger Está Morto" do Ferreri é um dos meus filmes favoritos.

André Kleinert disse...

Eu vi esse documentário sobre o Marco Ferreri esse ano lá no Festival de Montevidéu. O diretor é o mesmo de outro documentário biográfico, "Marcelo Mastroianni - A Vida é Doce", mas esse sobre o Ferreri é melhor. O "Dillinger está Morto" eu nunca vi. Fiquei curioso...