sexta-feira, outubro 09, 2009

Heavy Traffic, de Ralph Bakshi ***1/2


Tentar decifrar a trama de “Heavy Traffic” (1973) não é o que efetivamente interessa nessa inquietante animação. Na realidade, o filme é uma verdadeira viagem sensorial em termos visuais e sonoros. O diretor Ralph Bakshi abusa de uma estética psicodélica, típica em produções da época, ao mesmo tempo que incorpora elementos da cultura black, principalmente no que se refere aos quesitos comportamentais e musicais. Aliás, a trilha sonora de “Heavy Traffic” é uma preciosidade: além de trazer alguns sucessos da época (incluindo até mesmo Sérgio Mendes), os temas incidentais misturam levadas rítmicas lânguidas com uns climas lisérgicos que contribuem para manter o tom surreal do filme. No final das contas, dá para resumir a obra como um pequeno épico onírico soul psicodélico ambientado em uma Nova Iorque imaginária, servindo como um excelente prenúncio estético para outras excepcionais obras realizadas por Bakshi, como “American Pop” (1981) e “Fogo e Gelo” (1983).

2 comentários:

eron duarte fagundes disse...

André, não conheço "Heavy Traffic", ms teu texto me deixou curioso por conhecê-lo, especialmente por tua criativa descrição de alguns climas do filme.

André Kleinert disse...

Eron, vi esse filme em ciclo que teve lá na Sala P.F. Gastal esse ano dedicado ao cinema black (aliás, alguns outros filmes que comentei recentemente aqui no blog são dessa mostra). Esse filme não saiu em DVD aqui no Brasil, mas conheço um rapaz que tem o mesmo. Se quiseres, posso pedir para ele gravar. Ah, pesquisando discos em uma loja aqui de Porto Alegre, encontrei um CD que trazia duas trilhas: essa do Heavy Traffic e "Fritz, The Cat", outro filme do Bakshi. É claro que tive de pegar para mim....