sexta-feira, agosto 16, 2013

Boca, de Flavio Frederico ***


Os moldes clássicos das cinebiografias de bandidos famosos representam a cartilha básica de “Boca” (2010), obra que focaliza a trajetória Hiroito Joanides, que por um bom tempo foi o grande rei do crime na Boca do Lixo (SP). O filme de Flavio Frederico parece ter como modelo de estrutura narrativa o clássico “Os bons companheiros” (1990), de Martin Scorsese – uma dinâmica narrativa contundente ao focalizar a ascensão e o auge do personagem-título. O roteiro não se interessa por maiores minúcias psicológicas na composição de situações e personagens, enfatizando principalmente o lado icônico da história, fazendo por vezes com que Hiroito mais pareça uma força da natureza do que um indivíduo. Nessa escolha de abordagem, é inegável que Frederico demonstra naturalidade na coreografia nas cenas de ação e violência, além da reconstituição de época puxar para uma estética que remete a um imaginário da época focada (décadas de 60 e 70) em detrimento do realismo. Na parte da produção que retrata a decadência do protagonista, a atmosfera de decadência e a tensão dramática são convincentes, até porque a trama não se restringe a um caráter puramente maniqueísta. A atuação de Daniel Oliveira no papel principal também é um trunfo para “Boca”: sua atuação é sanguínea e com nuances expressivas, fazendo com que Hiroito transite com desenvoltura entre a brutalidade assustadora e um surpreendente carisma.

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Daniel fez um otimo trabalho aqui, embora esteja ainda longe de superar o seu melhor desempenho que foi em A Festa da Menina Morta.

Anônimo disse...

Oi Amigo André tentei encontrar outra forma de entrar em contato mas não achei. Por isso me desculpe se vai por aqui mesmo. Desde que foi lançada a obra enciclopedia dos quadrinhos senti falta de um mestre, que mesmo com sua participação ainda continua fora da enciclopédia. Um erro lamentável pois como disse se trata de um mestre. Alberto Giolitti. Para voce saber mais o site dele é:
http://www.albertogiolitti.com/ Uma pena quando a gente procura com tanta vontade e tem uma pontinha de decepção como essa. Abraços Alex.
animastrella@gmail.com