quinta-feira, janeiro 31, 2019

WiFi Ralph - Quebrando a internet, de Phil Johnston e Rich Moore **1/2


Há uma diferença artística-existencial que é fundamental entre “Detona Ralph” (2012) e a sua continuação “WiFi Ralph – Quebrando a internet” (2018) – enquanto o primeiro filme primava por uma visão entre o nostálgico e o irônico sobre o universo dos games e utilizando o recurso da paródia e do pastiche, nessa segunda da parte das aventuras do protagonista Ralph o foco se estende sobre uma reflexão sobre o universo da internet com citações diretas a empresas virtuais que realmente existem. Nessa pegada, essa animação mais recente decepciona pela abordagem narrativa e formal superficial e previsível em excesso e por uma visão sócio-política fortemente conformista e em defesa do ordenamento capitalista contemporâneo estabelecido por empresas de comércio virtual. Por mais que a produção seja dirigida principalmente para um público infanto-juvenil e que alguns aleguem que esse não seria uma plateia tão exigente, não dá para negar que marca um retrocesso em relação a criatividade estética e textual do filme anterior e que também contém um mal disfarçado subtexto ideológico conservador dentro do dilema em que as angústias e medos do protagonista acabam afetando a tranquilidade e assepsia dos inúmeros negócios e futilidades que se desenvolvem na rede.

2 comentários:

Anônimo disse...

O primeiro filme, Detona Ralph, já era conformista ao extremo, porque partia da premissa de qualquer mudança implicaria na destruição do mundo dos personagens. A única mudança admitida era na verdade uma restauração, a volta ao poder da chatíssima Vanelope, a princesa que era "esperta" demais para querer ser princesa. Detona Ralph tomou emprestado de Shrek a premissa do cara presumidamente mau que na verdade é bom, mas o filme da Disney fugiu completamente à proposta subversiva do filme da Dreamworks.

JK disse...

realmente uma decepção, a maioria das continuações não conseguem alcança o mesmo nível que a primeira lançada. gostei do seu texto. Sobre o blog uma dica,seria legal se tivesse tópicos, facilitaria caso o leitor queira algo especifico.