O diretor norte-americano tem uma filmografia marcadas por
alguns altos e vários baixos. Depois do empolgante “Rush – No limite da emoção”
(2013), era até natural que se houvesse uma expectativa positiva para o seu
próximo filme. “No coração do mar” (2015), entretanto, mostra que o cineasta
voltou ao habitual padrão de produções meia-boca. É claro que não se trata de
um desastre completo como “Anjos e demônios” (2009), mas também está muito
longe de fazer jus à promissora premissa de sua trama – mostrar os fatos reais
que inspiraram Herman Melville a escrever a obra-prima literária “Moby Dick”.
Howard é um diretor que sempre teve uma forte tendência para assepsia formal e
temática na concepção de seus filmes, e isso acaba sendo justamente o principal
equívoco artístico nesse seu trabalho mais recente. A caracterização visual da
obra dentro do conjunto fotografia, direção de arte e efeitos especiais é
exemplar desse traço característico do estilo de Howard filmar: tudo é tão
artificial e limpo que os cenários de uma cidadezinha litorânea e de um
baleeiro em pleno ano 1820 mais parecem de um insípido conto-de-fadas do que
uma vigorosa reconstituição imagética fiel e realista. Mais grave do que isso é
a forma com que as caças aos cetáceos e as batalhas entre a monstruosa baleia
branca e o barco liderado por Owen Chase (Chris Hemsworth) são retratadas –
ainda que mostrem razoável competência em sua coreografia, tais sequências são
elaboradas dentro de padrões gráficos feitos essencialmente para não chocar as
plateias, fazendo com que prepondere uma absurda falta de violência e sangue,
itens fundamentais para que se ressaltasse o impacto sensorial da brutalidade
do conflito entre o homem e a natureza. A verdade é que o viés adotado por
Howard é muito mais o do conto moralista edificante, vide diálogos repletos de
boas lições morais e os óbvios temas musicais melosos que pontuam a trilha
sonora. Dessa forma, o resultado final é até um filme que por vezes diverte,
mas que dificilmente consegue se concretizar como uma experiência
cinematográfica memorável em nosso imaginário.
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