Quando se fala em cinebiografia nos dias de hoje, a primeira
coisa que vem à cabeça é um filme cuja estrutura narrativa se resume a uma
espécie de resumão linear da vida de seu protagonista, com alguma ênfase em
determinados fatos mais relevantes, mas que no final das contas acaba se
mostrando como uma obra superficial e que pouco consegue mostrar da essência de
seus “homenageados”. Ainda que possam receber algumas indicações a Oscar ou
páginas em cadernos culturais, o destino da maioria de tais produções é o
esquecimento pela sua irrelevância artística e mesmo histórica. Sorte que
existem exceções como esse “Pasolini” (2014) de Abel Ferrara, em que esse
último retrata a últimas 24 horas de vida do genial diretor italiano. Só que
nesse curto espaço de tempo focado, Ferrara consegue fazer um contundente inventário
emocional e artístico do seu protagonista. O último dia de Pier Paolo Pasolini
(Willem Dafoe) é marcado pelos tradicionais dilemas, conflitos e contradições
que sempre marcaram sua trajetória como pensador, poeta e cineasta – seu conflito
com os moralismos e mesquinharias do status quo econômico e social da sociedade
ocidental, suas preocupações em dar vazão às suas obsessões estéticas e temáticas,
o seu gosto por envolvimentos sexuais sórdidos. Mas ao mesmo que Ferrara
concebe uma abordagem realista nessa visão fatalista dos momentos derradeiros
de Pasolini, ele também envereda por um vórtice sensorial dentro da mente do
artista, fazendo com que o espectador possa ter um vislumbre das lembranças
difusas, anotações pessoais e mesmo projetos abortados pela sua precoce morte.
Nesse último quesito, Ferrara emula com sensibilidade o próprio estilo de
Pasolini na encenação que faz de um roteiro nunca filmado desse último, fazendo
lembrar aquele realismo mágico picaresco e enlouquecido que o italiano criou
para a sua “Trilogia da vida”. De certa forma, somente um eterno desajustado
como Ferrara poderia ter a manha de nos oferecer um significado bastante
aproximado do papel decisivo que Pasolini teve na cultura mundial.
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