sexta-feira, janeiro 08, 2016

A entrega, de Michael R. Roskam ***

O escritor norte-americano Dennis Lehane tem uma relação forte com o cinema de seu país. Alguns de seus livros mais expressivos já ganharam adaptações cinematográficas, algumas com resultados artísticos antológicos (“Sobre meninos e lobos”, “A ilha do medo”). “A entrega” (2014) é uma das recentes produções que volta a abordar o universo do autor. Assim como no caso de “Sobre meninos e lobos” (2003), a narrativa se concentra numa história urbana envolvendo o submundo de marginais e indivíduos que vivem no tênue limite entre a legalidade e a contravenção. O diretor belga Michael R. Roskam não tem a mesma classe formal de um Clint Eastwood, mas consegue extrair algo de diferente dentro de uma trama que aparentemente lida com alguns clichês básicos no gênero policial. O filme tem uma atmosfera de tensão permanente, sempre com aquela sensação de que algo está fora do lugar. Os desdobramentos do roteiro parecem a princípio trafegar por caminhos tradicionais, só que aos poucos essa impressão de previsibilidade vai revertendo, com os principais personagens ganhando uma dimensão psicológica mais complexa, assim como as situações do roteiro passam a apresentar nuances sombrias e por vezes repletas de simbolismo. As próprias atuações de Tom Hardy e James Gandolfini estão em sintonia com o espírito do filme, em atuações marcadas por uma notável contenção dramática.

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