Há filmes em que os conceitos de suas respectivas concepções
artísticas são bem mais interessantes do que os resultados finais. Esse é o
caso da produção chilena “O clube” (2015). Dá para perceber durante a projeção
da obra que as ideias do diretor Pablo Larrian são ousadas e repletas de boas
sacadas. Através do microverso de uma casa localizada numa melancólica cidadezinha
no interior do Chile, onde residem padres afastados pelas igreja católica por
diversas razões (pedofilia, corrupção, ligações obscuras com o poder político),
a trama faz uma espécie de inventário dos podres morais tanto da religião
oficial quanto da própria sociedade chilena. Para isso, Larrain se utiliza de uma
abordagem formal e emocional dúbia e por vezes até distanciada, com o filme
alternando sua atmosfera de forma irônica entre o melodramático e o francamente
sórdido (nesse sentido, alguns diálogos do filme são engraçados e perturbadores
no seu misto de escrotidão e hipocrisia), além da fotografia buscar uma
ambientação gótica que se revela um sintonia existencial com o conteúdo de seu
roteiro. Tais recursos estéticos e textuais de “O clube” garantem uma narrativa
envolvente e que sabe criar um desconforto para o espectador. No geral,
entretanto, falta para Larrain uma certa centelha criativa que faça com que o
seu filme consiga transcender em uma experiência efetivamente memorável. No clímax
da narrativa, a noite em que os padres e a religiosa que os auxilia conspiram
para que os habitantes da cidade linchem um pobre coitado que os atormenta, por
exemplo, Larrain realiza uma composição cênica óbvia e um tanto desajeitada – o
que era para ser o grande momento de tensão dramática da produção acaba tendo
uma resolução banal. O tom conciliatório da conclusão da história também mostra
um lado conformado e conservador que atenta contra a diatribe social e política
que até então era a tônica da obra. Apesar de tais aspectos frustrantes, “O
clube” ainda mantém um grau de interesse acima da média e que deixa algo
inquietante martelando no inconsciente da plateia.
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