quarta-feira, abril 24, 2019

O lamento, de Na Hong-jin ***


Há momentos em “O lamento” (2016) que fazem lembrar a expressiva síntese de originalidade e tensão de outras produções sul-coreanas antológicas que enveredaram pelo gênero suspense como “Old Boy” (2003), “Medo” (2003), “Mother” (2009) e “Em chamas” (2018). O diretor Na Hong-jin se utiliza de uma encenação que foge dos padrões tradicionais ocidentais para esse tipo de filme, principalmente quando a narrativa se formata dentro de um padrão de comicidade. As reações dos personagens diante de algumas situações limite do roteiro se aproximam mais de um espanto cômico do que de arroubos melodramáticos ou de heroísmo. O grafismo sanguinolento do filme também é mais brutal e cru do que aqueles que estamos acostumados a ver nessa linhagem de produções vindas dos estúdios norte-americanos. Esse conjunto artístico por vezes se mostra perturbador e angustiante, mas a verdade é que “O lamento” não consegue manter esse nível de maneira mais constante, principalmente quando se rende a alguns preceitos narrativos mais convencionais. Ou seja, não está no mesmo nível artístico dos filmes mencionados no início desse texto. Ainda assim, é uma obra de respeito e acima da média do que vem se fazendo nos últimos anos no gênero.

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