terça-feira, outubro 03, 2006


Ghost World, de Terry Zwigoff ****

Se em “Feel Like Going Home” o blues é a tônica dominante por todo o filme, em “Ghost World”, adaptação para as telas da série de quadrinhos de mesmo nome, ele é apenas um dos elementos que compõe o amplo panorama de personagens e situações fantasticamente caracterizadas pelo diretor Terry Zwigoff. Mesmo assim, o impacto da presença do blues é marcante nessa inquietante obra cinematográfica ao nos depararmos com o desajustado Seymour (Steve Buscemi em atuação soberba), um sujeito esquisitão cujos hobbys são garimpar velhos vinis de blues em feiras domésticas e assistir shows de velhos bluesmen (impossível nesses momentos não lembrar do divertido ranzinza Harvey Pekar de “Anti-Herói Americano”). Mas “Ghost World” vai ainda mais além desse aspecto cômico, sendo que Zwigoff destila ácido na sua visão irônica e cruel do american way of life ao retratar o quotidiano de duas amigas adolescentes, Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson), que procuram inutilmente fugir da mesmice da cidadezinha onde vivem. O cineasta já havia demonstrado o seu apego pelos desajustados no fantástico “Crumb” (1994), maravilhoso documentário sobre a vida, obra e pensamento do cartunista Robert Crumb, figura tarimbada do underground dos EUA. A ironia melancólica e inconformista de Zwigoff faz de “Ghost World” uma verdadeira pérola a ser descoberta pelos amantes do cinema.

P.S.: “Ghost World” sera exibido pelo Clube de Cinema de Porto Alegre em 15/10/2006, às 10:15 da manhã, lá no Santander Cultural. Os leitores desse blog estão convidados. E é de graça!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande filme! Estarei lá com certeza. Quase chorei quando a Enid escuta "Devil got my Woman". E o Seymour é uma baita surpresa (ele não existe no comic book).