terça-feira, setembro 26, 2006


Amor em Jogo, de Bobby e Peter Farrelly *1/2

Essa comédia romântica de 2005 é frustrante por dois bons motivos. O primeiro é que esse é provavelmente o pior filme dos irmãos Farrelly, sendo que em nenhum momento lembra o humor alucinado e escroto de filmaços como "Debi e Lóide" e "Quem Vai Ficar Com Mary?". Sem estilo e personalidade, os Farrelys tornaram-se dois diretores quaisquer. E o segundo motivo, mais grave ainda, é que o filme não tem absolutamente nada a ver com o espírito real do livro em que se baseia, "Febre de Bola", de Nick Hornby. E eu não digo isso pelo fato de se passar nos EUA ou pelo futebol ter sido trocado nessa adaptação pelo beisebol. O problema é tirar o foco do protagonista louco pelo esporte para que ele divida as atenções com a sua parceira romântica. Dessa forma, toda aquelas observações irônicas e incômodas sobre adultos que se recusam a crescer que há no livro original perdem-se em "Amor em Jogo", ficando a trama reduzida a uma comédia sem graça e cheia de "lições de vida".

2 comentários:

El Thomazzo disse...

Eu fui ver esse filme POR CAUSA do livro de Hornby e fiquei furioso. Tornaram tudo uma bobagem romântica, no pior sentido do termo. E os Farrely estão irreconhecíveis... revi nas minhas férias aquele filme deles com o Jim Carrey, dio mio, aquilo que é uma comédia cretina, não isso aqui. Qualquer Mike NIchols fazia um filmeco desses.

André Kleinert disse...

Thomaz, o "Febre de Bola" teve uma adaptação bem mais legal e fiel ao espírito original do livro alguns anos atrás em um filme feito pela televisão inglesa. Eu assisti uma vez no Telecine, sendo que não sei se saiu no Brasil em DVD ou VHS. Por sinal, o Colin Firth está muito bem no papel principal desse filme.