quinta-feira, setembro 28, 2006


Depois Daquele Beijo - Blow Up, de Michelangelo Antonioni ****

Dentro de uma carreira recheada de grandes filmes como a de Michelangelo Antonioni, destacar um deles como sua obra-prima máxima pode ser perigoso. Entretanto, na minha modesta opinião, não hesito em dizer que “Depois Daquele Beijo – Blow Up” ocupa essa privilegiada posição. Para começar, Antonioni retrata brilhantemente a louca Londres dos anos 66 e 67 que estava totalmente mergulhada no psicodelismo. A trama gira em torno da obsessão do fotógrafo Thomas (David Hemmings) com uma série de fotos que ele tirou em um parque londrino. Nesse processo, ele descobre, meio que sem querer, que nessas fotos está registrado um assassinato. “Blow Up” tem um certo teor niilista ao mostrar que para o protagonista mais interessa o processo de desvendar o crime do que o próprio assassinato em si. Justamente esse processo de descoberta resulta em um incrível trabalho de edição, em que as fotografias vão se sobrepondo até comporem uma ação completa. É como Antonioni misturasse fotografia e cinema e buscasse o seu denominador comum.

E para quem gosta de música, o filme tem dois acréscimos imperdíveis: a trilha sonora genial, uma fusão muito bem engedrada de jazz e rock por Herbie Hancock, além da antológica seqüência de um show do Yardbirds com Jimmy Page e Jeff Beck arrasando nas guitarras (esse último, aliás, literalmente destrói o seu instrumento no palco).

2 comentários:

El Thomazzo disse...

Eis um filme que sempre me deixa bobo quando vejo... MUITO legal.

Faz graça não... disse...

Pra mim, esse é também o melhor de Antonioni. É um filme para se assistir tantas vezes quanto pode-se ampliar uma fotografia.

Carina