quinta-feira, agosto 17, 2006


The Last Waltz - O Último Concerto de Rock, de Martin Scorsese ****

E quase lugar comum dizer isso, mas "The Last Waltz" é realmente o melhor documentário sobre rock já realizado. Mostrando o concerto de despedida da The Band (uma das melhores bandas de rock de todos os tempos e o melhor acompanhamento musical que Bob Dylan já teve na vida), o filme extravasa o simples registro de um show, sendo que é um verdadeira aula de direção de Martin Scorsese. A edição das imagens tem uma sincronia perfeita com a própria atuação dos membros do The Band, valorizando detalhes como pequenas conversas durante os show, o rodízio de vocais e instrumentos e o próprio clima de entrega total dos músicos. A direção de arte é criativa e ajuda a realçar um teor de solenidade e ao mesmo tempo de auto-ironia para o canto do cisne da banda. De se destacar ainda que os momentos das entrevistas com os músicos são perspicazes ao conseguirem retratar a essência do The Band: a história da banda, alguns "causos" típicos de que vem vive eternamente em excursões, impressões sobre música. Vale mencionar também o belo time de convidados reunidos para essa empreitada: Dylan, Neil Young, Van Morrison, Dr. John, Joni Mitchell, Muddy Waters, Eric Clapton, Emmylou Harris, Staples Singers, ou seja, um verdadeiro inventário do que de melhor se fez em rock, blues, country e folk no século XX.

Enfim, não é apenas ótima música: também é puro cinema!!

4 comentários:

Julio Bezerra disse...

André,

Tudo bem? Frequentava ós Jovens Turcos e agora me mudei pra cá. Tu acha mesmo este o melhor documentário de rock? E o Dont Look Back? Monterry Pop Festival? Gimme Shelter? Aliás, nos extras do DVD do Last Waltz, o Scorsese fala da câmera do D.A. Pennebaker (um dos melhores da história do cinema). Pra tu que gosta de Bob Dylan, já viu o "Eat the document", documentário dirigido por ele? Bizarro, né?

Aproveito pra te convidar a conhecer meu recem criado blog:
http://www.cinekinos.blogspot.com/

André Kleinert disse...

Gosto pra caramba do "Don't Look Back", mas curto mais o "The Last Waltz" por ser um trabalho mais virtusístico. O Scorsese consegue captar uns enquadramentos geniais durante o show.
Eu não vi o "Eat The Document". Como tu conseguiste?
Bah, vou conferir o teu blog.

Julio Bezerra disse...

O Eat The Document tá no e-moule. A qualidade da imagem não é lá essa coisas... mas vale apenas baixa-lo. A câmera (na maioria das vezes) é do Pennebaker, a montagem do Robbie Robertson, e a direção é o dylan. A sequencia do Dylan com o Lennon num taxi é sinistra...

El Thomazzo disse...

Eu costumo dizer que 'The Last Waltz' é o melhor filme de Scorcese... ele nunca mais teve um elenco desses. Eu já adorava 'The Last Waltz' já era fodão quando eu tinha ele em VHS, com som mono, quando consegui em DVD se tornou 'apenas' um de meus filmes favoritos, de qualquer gênero. Só o final, quando Dylan canta com 'a banda', já deixaria esse filme inesquecível...