quarta-feira, julho 06, 2016

Contrato vitalício, de Ian SBF **

Alguns dos episódios exibidos na internet do coletivo cômico Porta dos fundos realmente são bem interessantes e engraçados na sua concepção de humor que mistura escatologia, ironia e crítica comportamental. Na transposição desse direcionamento artístico para o cinema, conforme pode ser observado em “Contrato vitalício” (2016), não dá para dizer que o grupo abriu grandes concessões comerciais. Pelo contrário – mesmo estruturado como uma grande trama de ficção, fica evidente que o espírito de comédia ácida de Gregório Duvivier, Fábio Porchat e companhia permanece característico. O problema do filme é que na realidade nem tudo que funciona num episódio de fôlego curto acaba tendo a mesma efetividade numa narrativa mais longa. O roteiro até guarda alguns temas atraentes pelo seu teor contestatório dos costumes da sociedade brasileira contemporânea – conflito entre comércio e arte, a efemeridade das manifestações culturais em tempos de redes sociais, conflitos de classes. O problema é que a narrativa parece se estruturar a partir de sketches cômicos individuais de cada um dos membros do Porta dos fundos sem que haja uma ideia de unidade natural de interação entre elas. Alguns tipos criados pela trupe apresentam alguma ressonância em termos de profundidade, mas outros são apenas caricaturais e óbvios. Em algumas das melhores produções cinematográficas do grupo inglês Monty Python havia essa mesma ideia de estrutura narrativa a partir de sketches, mas a diferença é que se obedecia a uma ordem existencial e artística de notável fluência. Claro que a comparação pode soar desproporcional e injusta, mas também indica que há caminhos criativos para o coletivo brasileiro evoluir dentro da sua trajetória cinematográfica.

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