quinta-feira, julho 20, 2006


Haute Tension, de Alexandre Aja ****

Sem exageros, mas talvez esse filme francês seja a maior surpresa cinematográfica que assisti nos últimos dois anos. O que impressiona nessa obra de horror é que são utilizados vários dos clichês mais básicos dos típicos filmes de terror sangrento, mas com criatividade e paixão insanas. É puro horror explícito e grosseiro e sem o menor sinal de sutileza, mas que mesmo assim consegue criar uma forte tensão (por sinal, bem de acordo com o título original...). Pode-se perceber ainda no filme que o diretor Alexandre Aja buscou influências além do próprio cinema. Várias cenas de "Haute Tension" têm uma concepção visual que remetem bastante ao universo dos quadrinhos, principalmente na caracterização do vilão psicopata que aterroriza as protagonistas gostosinhas e histéricas.

Assistindo-se a “Haute Tension” se entende porque Aja foi chamado para dirigir a refilmagem de "A Quadrilha de Sádicos", de Wes Craven. É até difícil pensar num nome mais apropriado para atualizar a sangrenta e violenta obra original de Craven. E pelos comentários que já ouvi e pelo trailler é capaz do pupilo ter superado o mestre...

2 comentários:

El Thomazzo disse...

O último grande cineasta francês de horror havia sido Jean Rollin, hoje octagenário e bem próximo de ir comer capim pela raiz... esse cara é talentoso demais, e o filme é sensacional, um dos melhores e mais surpreendentes dos últimos anos. PS: O DVD saiu em que língua, em francês ou em inglês?

André Kleinert disse...

Thomaz, eu vi uma versão baixada da internet. Dessa forma, não sei como saiu a versão em DVD. Ah, vi hoje o "Viagem Maldita". Cara, é maravilhoso!!