sexta-feira, fevereiro 09, 2007

3º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, por João Pedro Fleck

Começa hoje o 3º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional. Atração imperdível para quem se encontra na capital, o festival irá exibir 31 filmes inéditos em diversas salas de Porto Alegre, a programação completa se encontra em: http://www.festivalverão.com.br/ . Além dos inéditos o festival irá ainda realizar a exibição de uma cópia restaurada de Macunaíma, (que, vale dizer, na sessão de 10/02, às 19:00 irá contar com a apresentação do Goida) e um ciclo Bresson, exibindo 5 filmes desse grande diretor em cópias restauradas.

Sobre os dez filmes que assisti até o presente momento:
- Ignorem: Incuráveis, de Gustavo Acioli (*), que é realmente insuportável e O Passageiro, de Flávio Tambellini (**), que até tem seus momentos mas não é nada demais.


- Até vale a pena ser assistido: Ato Terrorista, de Joseph Castelo (**1/2), que é interessante, com alguns momentos tensos, mas que proporciona ao espectador o sentimento de ser uma seqüência de uma série de filmes recém exibidos, principalmente Paradise Now.


- Assistam, se possível: Candy, de Neil Armfield (***), sobre um casal de junkies, com algumas cenas maravilhosas, principalmente a seqüência da recuperação; A Grande Final, de Gerard Olivares (***), uma comédia com tom documental, na qual três comunidades isoladas se esforçam para poderem assistir à final da copa de 2002; Noel, de Ricardo Van Steen (***), uma ótima personificação da figura de Noel Rosa, com momentos hilariantes – destaque para a sessão comentada com o diretor hoje à noite, às 19 horas.


- Não percam: Vermelho Como o Céu, Cristiano Bortone (***), a história real do garoto que fica cego, e, no internato, inventa uma maneira única de superar sua limitação; A Leste de Bucareste, de Corneliu Porumboiu (***1/2), este foi a maior surpresa entre os filmes que assisti no festival, essa comédia romena conquista o espectador de maneira inigualável; Borat, de Larry Charles (****), filme no qual Sacha Baron Cohen interpreta o segundo melhor repórter do Cazaquistão, aprendendo dicas no US e A para melhorar a vida no seu glorioso país e A Vida Secreta das Palavras, de Isabel Coixet (****), da mesma diretora de “Minha Vida sem Mim”, e com a mesma atriz principal, ganhador dos prêmios Goya de melhor filme, direção e roteiro, um filme brilhante e impecável.

Nenhum comentário: