terça-feira, fevereiro 13, 2007

Adrenalina, de Mark Neveldine e Brian Taylor ***

A trama de “Adrenalina”, produção norte-americana de 2006, é um primor da cretinice: Chev Chelios (Jason Statham), assassino de uma organização criminosa, é envenenado por desafetos, sendo que a única maneira de se manter vivo é permanecer com sua adrenalina no pico para o veneno não se espalhar. A partir dessa premissa hilariantemente absurda, os diretores Mark Neveldine e Brian Taylor constroem uma verdadeira montanha-russa de seqüências de ação, jogando o seu protagonista em situações ridículas que quase beiram o surreal. Nesse sentido, são antológicas as cenas em que Chelios encara um grupo de traficantes para deliberadamente levar uma surra e quando o mesmo transa com sua namorada no meio de uma feira chinesa lotada.

O ponto fraco de “Adrenalina” é que em alguns momentos Neveldine e Taylor confundem montagem cinematográfica com edição estilo video-clip, lembrando um Tony Scott fora de controle (o que não é um elogio). Apesar dos problemas, entretanto, “Adrenalina” é programa obrigatório para fãs de cinema de ação, principalmente pela atuação cínica e bem humorada de Jason Statham, pelo sacana clima de amoralidade que permeia toda a trama e por algumas bem elaboradas seqüências de ação.

3 comentários:

Anônimo disse...

O cinema de ação sempre arranja uma maneira de arranjar os seus astros trogloditas (do tipo arrasa-quarteirão). O nome do momento (por conta dos dois filmes da série Carga Explosiva) é Jason Statham. Recentemente vi um filme com ele e Wesley Snipes chamado Caos (prefiro nem explicar o que vi. É assombroso!). Que posso dizer sobre o filme Adrenalina? Prefiro me ater ao seguinte pensamento: os ancestrais Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenneger são e serão sempre superiores.

(http://claque-te.blogspot.com): Perfume - A História de um Assassino, de Tom Tykwer.

André Kleinert disse...

Cara, acho que tu estás exagerando. Não dá chamar o Jason Statham de troglodita. O cara tem um carisma legal para filmes de ação. Tem uma dose de auto-ironia que o Stalonne, por exemplo, raramente teve (com a possível exceção de "Cobra". Acho que o que está faltando para o Statham é fazer um filme de ação com um diretor fodão mesmo, tipo James Cameron ou Walter Hill, para que ele estoure de vez.

Anônimo disse...

Putz, o Statham é brilhante. Carga Explosiva e Snatch garantem ele como o melhor astro de ação vivo e atuante...