quinta-feira, julho 13, 2006


Brown Bunny, de Vincent Gallo ****

Fui assistir “Brown Bunny” com a expectativa de que ele fosse apenas um mero exercício de polêmica devido a tão comentada cena de sexo oral explícito entre o ator-diretor Vincent Gallo e Chloe Sevigny. Ocorre que o filme é muito mais do que isso. O tom aparentemente em alguns momentos chega a quase ser documental, ao retratar em longos planos-seqüências auto-estradas e pequenas cidadezinhas. E o incrível é que apesar disso o filme não tem nada de chato. Os enquadramentos de câmera em tais seqüências são simples, mas muito bem executados. É como se olhássemos tudo com a perspectiva do protagonista Bud Clay (Vincent Gallo), sendo que ficamos com a permamente sensação de solidão ou de que algo errado está para acontecer, não se sabendo exatamente o que. Algumas sobreposições de imagens também acentuam uma constante sensação angústia do personagem principal. De se destacar ainda a brilhante utilização da música durante o filme: a forma como a trilha simplesmente invade as imagens tem um efeito fantástico. E a tal cena da felação é utilizada de forma nada gratuita, estando perfeitamente de acordo com o espírito e contexto do filme. Aliás, tal seqüência está muito mais para o melancólico do que o propriamente erótico.

Não considero “Brown Bunny” perfeito, pois o final, apesar de impactante, dá respostas de forma muito abrupta, não estando de acordo com o próprio ritmo do filme. Mas mesmo assim considero essa produção de caráter fortemente anti-comercial uma das obras mais instigantes a ter saído do cinema norte-americano nos últimos anos.

3 comentários:

Dani Hyde disse...

assisti esse filme com o dedo no fast foward.

só valeu a pena porque rendeu a piada do "pinto do Gallo".

prefiro "road movies" nos quais os personagens são mais motivados, como o Vanishing Point (1971).

André Kleinert disse...

Bah Dani, "Vanishing Point" é um filme que eu sempre quis ver. Já procurei em VHS e DVD e não encontrei. Já escutei a trilha, que é do caralho. Fora aquele disco do Primal Scream magnífico, que tem o mesmo título, homenageando o filme.

El Thomazzo disse...

Me pede emprestado o 'Vanishing Point', tenho o DVD. Se a tua carteira estiver com sobras, tem o DVD na Cultura, comprei lá por preço de DVD nacional.