terça-feira, julho 25, 2006

Água Negra, de Walter Salles Jr. *

Um dos filmes mais chatos dos últimos anos! A premissa inicial não era das mais animadoras e promissoras: um diretor "sensível e sério" dirigindo uma refilmagem de uma típica produção de terror japonês contemporâneo. E quando se vê o filme, acaba-se vendo que tais temores são plenamente justificáveis. Como já disse antes de alguns filmes do gênero, é basicamente um filme de terror dirigido por alguém que não gosta de filmes de terror. A impressão que temos constantemente durante toda a metragem de “Água Negra” é que o Salles está pedindo desculpas e procurando provar que aquilo não é só um filme de terror, e que há um "sentido" psicológico e social para a sua trama. Incomoda ainda mais observar bons atores como John C. Reilly e Pete Postlethwaite desperdiçados em uma obra fraca como essa. Isso sem contar a atuação sem tesão de Tim Roth e a música despersonalizada de Angelo Badalamenti (nem de longe parece lembrar o mesmo gênio que compõe as trilhas magníficas dos filmes do David Lynch).

Dizem que Walter Salles vai dirigir a adaptação cinematográfica para o clássico da literatura beatnick “On The Road”, de Jack Kerouac. Depois dessa coisa medonha do “Água Negra”, fico imaginando Kerouac se revirando no caixão...

Um comentário:

El Thomazzo disse...

'Água Negra' é o típico filme do diretor que se considera acima dos gêneros... o original já era mais um drama com elementos fantásticos que um filme de horror 'aberto' (muito sutil e assustador, é verdade, mas levantava muitas questões sobre a solidão e a neurose da mulher recém divorciada), essa refilmagem vira um novelão. Parece que ele queria provar que 'qualquer um pode fazer isso'. Provou o contrário, que é complicado dirigir um filme bom de horror. Uma bomba qualquer um faz.