sábado, julho 15, 2006


A Noite do Terror Cego, de Amando de Ossorio ***

Esse filme de terror espanhol do começo dos anos 70 faz jus a sua fama de clássico cult do gênero, mas não sem algumas ressalvas. É claro que as seqüências de terror puro são magníficas, recheadas de grandes sacadas visuais e temáticas (transformar os Templários em zumbis assassinos é a maior delas). Aliás, o figurino dos templários é um verdadeiro achado visual, fazendo imaginar de onde Peter Jackson se inspirou para compor as figuras dos sinistros cavaleiros de Sauron em “O Senhor do Anéis”. O problema de “A Noite do Terror Cego” é o excesso de cenas desnecessárias que afetam muito a sua agilidade narrativa, principalmente quando se concentra nos insípidos “dramas pessoais” dos seus canastríssimos personagens (com exceção de Pedro, um engraçado cafajeste que não se constrange em violentar a “heroína” da trama). Apesar desses problemas, é um programa imperdível, principalmente pela sua conclusão, quando os Templários invadem um trem e perpetram um dos massacres mais impressionantes da história do cinema de horror, fazendo entender porque essa obra é considerada de referência por tantos cineastas de prestígio como Tim Burton .

4 comentários:

Anônimo disse...

O visual dos zumbis templários também inspirou Alfonso Cuarón em Hary Potter e o Prisioneiro de Azkaban para criar o visual dos Dementadores.

El Thomazzo disse...

É interessante notar que o visual dos zumbis já foi usado em 'A Lenda dos Sete Vampiros', da Hammer, que é de 1974 (a tribo dos vampiros chineses usa as túnicas dos mortos cegos, com o brasão de Drácula no lugar da Cruz de Ankh). E, pode ter certeza, a cena que os zumbis matam a mãe de uma criancinha enquanto seguram a sua mão deve ter dado origem a vários pesadelos nestes últimos 30 e tantos anos... quando eu penso em figuras decadentes a tribo dos templários é a primeira coisa que vêm à minha cabeça.

El Thomazzo disse...

Mais um comentário: o diretor Amando de Ossorio comentava que a cena em que a mocinha é estuprada pelo cafajeste 'demonstra' que as coisas não mudaram tanto assim na Espanha... outra 'interpretação política' é que os zumbis representam a ditadura de Franco, que se recusava a morrer...

André Kleinert disse...

Bah Rogério, muito bem lembrado. Eu até tinha me esquecido dos Dementores. Aliás, considero "O Prisioneiro de Azkaban" o melhor filme da série do Harry Potter até o momento.
Em relação aos comentários tremendamente informativos do nosso amigo Thomaz, cabe dizer que assisti "A Noite do Terror Cego" em uma sessão dos Raros, sendo que o DVD era do próprio Thomaz. Dessa forma, gracias pela oportunidade.