quarta-feira, junho 23, 2010

Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler ***


Os mais ranhetas podem achar que “Utopia e Barbárie” (2009) seja panfletário e esquerdista em excesso ao pretender mostrar em duas horas a história mundial dos últimos 50 anos sob uma ótica evidentemente socialista. Mas quem disse que Silvio Tendler tinha obrigação de ser imparcial? Apesar do seu documentário não esconder sua simpatia pela causa das esquerdas, o olhar do cineasta sempre pende para o humanismo. Mais que procurar um viés meramente didático e impessoal, Tendler faz um balanço de fatos e idéias marcado pela pessoalidade e emoção, dando a impressão de ter feito um correspondente cinematográfico da obra literária “A Era dos Extremos” de Eric Hobsbawn. Concentrar-se somente no aspecto temático do filme, entretanto, acabaria sendo muito reducionista. Tendler tem o inegável mérito de condensar com precisão uma gama imensa de imagens, indo de importantes registros históricos até depoimentos reveladores de figuras relevantes no campo do pensamento e da ação. Por vezes, o excesso de informações e pensamentos pode cansar o expectador, mas o que predomina é uma narrativa vigorosa e densa.

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Eu perdi a chance de ver esse documentário de graça na cinemateca do MAM e me arrependo amargamete. Gosto muito da visão cinematográfica do Silvio Tendler (anos jk é extraordinário!). Ainda estou à procura desse.

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

André Kleinert disse...

O "Utopia e Barbárie" é melhor que aquele documentário do Tendler sobre o Roberto Santos, mas não é tão bom quanto o filme sobre o Jango. O "Anos JK" eu ainda não vi.