terça-feira, dezembro 21, 2010

Megamente 3D, de Tom McGrath ***


O fato de ser 3D, no fim das contas, pouco influencia na concepção de “Megamente” (2010). O efeito especial mencionado não é explorado de uma forma que realmente extravase as possibilidades criativas dessa animação (para falar a verdade, a maioria das produções que se utilizam tal tecnologia não aproveita tais possibilidades). Mesmo assim, é uma obra que traz um traço estilizado acima da média, numa bela combinação de dinâmica de ação e tom caricatural. Esse lado estético diferenciado do filme encontra uma contraparte ideal na ideia principal da trama, que apresenta uma gozação com os clichês do gênero dos super-heróis (em especial com a mitologia do Superman). “Megamente” ironiza vários dogmas dessa linha temática, mas sem esquecer de apresentar uma cativante narrativa de aventura, com direito até a algumas caracterizações de personagens bem assustadoras, o que aliado a algumas referências cinematográficas presentes ao longo do roteiro faz com que essa animação possa ser melhor apreciada por adultos do que o público infantil.

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Ainda não vi Megamente, mas pela premissa do trailer ele abordam aspectos que já haviam sido apresentados anteriormente em Os Incríveis. Provavelmente devo esperar seu lançamento em vídeo.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

André Kleinert disse...

Na minha visão, apesar de abordarem o universo dos super-heróis via sátira, os filmes que menciona pegam ângulos diferentes. "Megamente" brinca mais com a mitologia envolvendo o Superman (algo como se o herói se aposentasse e Luthor tivesse de assumir o seu lugar). Já "Os Incríveis" pega emprestado alguns conceitos de "Watchmen" (que por si só já era uma ironia brava com as figuras de colante).