domingo, janeiro 10, 2010

A Mulher Invisível, de Cláudio Torres **1/2


No cerne de “A Mulher Invisível” (2009) parece haver uma certa esquizofrenia artística. Em seus melhores momentos, lá pelo meio do filme, quando o protagonista Pedro (Selton Mello) se encontra no auge de seus delírios da paixão por uma luxuriosa mulher imaginária (Luana Piovani), a narrativa apresenta-se ousada, em seqüências nas quais a realidade e a fantasia chocam-se de forma hilariante. Causa perturbação ao espectador quando o mesmo vê um indivíduo, aparentemente “normal”, cruzar a fronteira da loucura com uma naturalidade desconcertante. Os desvios da psique de Pedro não são tão gratuitos, no sentido que trazem uma carga de angústias do homem moderno: relações amorosas instáveis, idealizações românticas, insatisfações existenciais. Esse espectro tão fascinante de questões temáticas e opções formais acaba, porém, se diluindo na necessidade de formatar o filme dentro de um padrão “comédia romântica com final feliz” típico das produções da Globo Filmes. A expectativa de que a dissolução psicológica de Pedro perante os tormentos da sua namorada que vive na sua mente e a incompatibilidade com o mundo que o cerca se aprofunde é freada na solução fácil de enquadrar tudo em uma lição edificante de vida.

2 comentários:

Dirt-Pop disse...

Esse filme é horroroso. Mas esperar o que do cinema nacional?

Raphael Camacho disse...

Olá André, tudo bem? Muito legal o seu blog de cinema!

Sou colaborador do site cinedica.com.br e gostaríamos de comentar que no dia 17 de janeiro iremos agitar um bate papo em nosso site em função da cerimônia do globo de ouro e gostaríamos muito de contar com a presença de vocês e de seus usuários.
Nosso site é feito por amantes e para amantes da sétima arte. Somos contra a pirataria e amamos falar sobre cinema.
Dia 17 é um dia especial pois a cerimônia será mostrada ao vivo via canal TNT e não existe um lugar onde quem curte essa premiação possa debater via mensagens, os acontecimentos, ao vivo, que se seguem.
Gostaríamos de saber se você pode nos ajudar com a divulgação desta nossa iniciativa.
Nós rodamos a internet para encontrar sites interessantes e que fazem parte de nossa filosofia.
Você pode conhecer um pouco desta idéia pelo link: http://www.cinedica.com.br/filmes/cinefest.php
Desde já agradecemos, Grande abraço.

Atenciosamente, equipe CineDica.