quinta-feira, abril 17, 2014

Crumb, de Terry Zwigoff ****





O diretor Terry Zwigoff obtém um extraordinário triunfo artístico no documentário “Crumb” (1994): ao realizar a cinebiografia do quadrinista Robert Crumb ele não consegue apenas fazer um amplo inventário pessoal do seu protagonista, mas também um retrato cru e sem concessões das hipocrisias e disfunções da sociedade norte-americana (e, por conseqüência, da ocidental também) e do papel da arte como forma de contestação dos padrões vigentes. A produção não se limita a fazer um panegírico de Crumb, sendo que Zwigoff tanto apresenta cenas que trazem declarações devotadas e apaixonadas de admiradores dos gibis do homenageado quanto críticas ferozes de artistas à misoginia e ao misantropismo que permeia a sua obra. Por outro lado, também faz dos irmãos do quadrinista figuras tão fascinantes quanto o próprio Robert, levando a uma constatação perturbadora – que talvez a única coisa que diferencie Crumb de seus dois irmãos desajustados e perturbados é o fato do primeiro ter conseguido sucesso artístico e comercial com os seus quadrinhos. Mas mais desconcertante é ver que o que torna única a arte de Crumb é justamente como ele incorpora suas obsessões e sua tumultuada biografia familiar como matéria prima nas suas histórias e desenhos, tendo por resultado algumas das gozações mais contundentes contra o american way of life.

A estética adotada por Zwigoff para emoldurar essa saga psico-intimista-social pode parecer simples, mas na verdade é bastante adequada e sofisticada para a proposta de ironia ácida tanto do cineasta quanto de Crumb – um registro visual granulado, por vezes emulando um tom de vídeo caseiro familiar, em que idéias de execução simples e quase desleixada revelam na sua essência o espírito anárquico de Crumb. A seqüência, por exemplo, em que a câmera foca e acompanha o autor lendo e explicando uma HQ sua é quase uma aula na forma em que relaciona e aproxima as técnicas narrativas do cinema e dos “comics”.

Nenhum comentário: