sexta-feira, dezembro 18, 2009

TO BRING YOU MY LOVE - P.J. Harvey


É claro que a primeira ligação que se pode fazer entre P.J. Harvey e Nick Cave é o fato de ambos terem tido um caso amoroso. Mas os universos deles já se cruzaram também por outros motivos. Como esquecer, por exemplo, o belo dueto entre os dois na sorumbática Henry Lee, uma das melhores faixas de Murder Ballads, excelente álbum de Nick Cave lançado em 1996? Além disso, a notável cantora, guitarrista e compositora lançou em 1995 To Bring You My Love, obra em sintonia profunda com a música de Cave.

Depois de Rid of Me (1993), disco eminentemente movido a rocks compactos de guitarras quase punks e timbres magníficos (cortesia da produção perfeita de Steve Albini), P.J. Harvey resolveu reformular sua concepção sonora. Para começar, abriu mão da formatação básica guitarra-baixo-bateria, resolvendo investir em arranjos mais elaborados com influências de blues e folk. Além disso, convocou para as gravações músicos com experiências mais diversas do rock ríspido que vinha gravando até então. Entre os mesmos, estavam Mick Harvey, parceiro de Nick Cave, e Flood, produtor de alguns discos dos Bad Seeds.

Todas essas mudanças acabaram resultando em uma obra de uma beleza estranha e perturbadora, com uma variação de arranjos e atmosferas que na época eram inéditas na carreira de P.J. Harvey. To Bring You My Love começa (a canção-título) e termina (The Dancer) com temas lentos, mas vigorosos, que soam como blues reinventados por uma dama vitoriana e gótica. Entre tais canções, há um conjunto extraordinário de rocks majestosos (Meet Ze Monsta e Long Snake Moan), folk (C’mon Billy, com elaborados toques hispânicos) e excentricidades de cair o queixo (Down By The Water, bizarra combinação de sintetizadores, percussão discreta e vocal que oscila entre o dramático e o sussurrante).

Nenhum comentário: