quarta-feira, setembro 18, 2013

Frances Ha, de Noah Baumbach ***


Nos seus filmes anteriores, principalmente naquele que é considerado o seu melhor trabalho, “A lula e a baleia” (2005), o estilo do diretor Noah Baumbach era marcado por um naturalismo objetivo. Em sua obra mais recente, “Frances Ha” (2012), entretanto, o cineasta resolveu dar uma variada. Por mais que a temática de tal produção seja contemporânea, há uma atmosfera no filme fortemente retrô. A estética elaborada por Baumbach remete aos primeiros filmes da Nouvelle Vague: tudo parece mais livre, solto, quase como se o roteiro estivesse sendo escrito de acordo com a evolução da trama, a partir de lembranças, citações, referências. A trilha sonora acentua o tom de farsa – a trajetória da personagem-título é marcada por momentos dramáticos, até mesmo depressivos, mas o tratamento oferecido por Baumbach faz tudo parece uma comédia meio amalucada (ainda que por vezes amarga). É claro que a influência francófila pode dar uma impressão de deja vu, mas a estrutura narrativa menos rígida dá um certo frescor à obra, ainda mais se comparada com a anemia criativa da maioria do que se faz no gênero atualmente no cinema norte-americano.

Um comentário:

Marcelo Castro Moraes disse...

Um dos melhores filmes do ano.