quinta-feira, janeiro 30, 2014

Três irmãos de sangue, de Ângela Reininger ***


Há filmes que em termos estéticos não seriam capazes de chamar a atenção do público, mas a relevância de sua temática acaba cativando boa parte das platéias. Esse é o caso de “Três irmãos de sangue” (2006) – por mais que esse documentário dirigido por Ângela Patrícia Reininger seja convencional e não fuja daquele formato tradicional de “entrevistas + cenas de arquivo”, a força da história que é contada é tão poderosa que acaba criando uma empatia irresistível. Cada um dos três irmãos Souza focados no filme se destacou por aspectos diferentes: a solidariedade comovente do sociólogo Betinho, a fúria iconoclasta exuberante do cartunista Henfil e a musicalidade esfuziante do compositor e violonista Chico Mário. Na realidade, daria até para ir mais longe, pois a vida de cada um deles mereceria um filme próprio. O grande mérito da Reininger é conseguir dar uma unidade a esse trio de diferentes trajetórias, mostrando que além dos laços parentais, eles também eram ligados por um tremendo senso humanista. A diretora ainda contextualiza as biografias de seus protagonistas com sensibilidade dentro de alguns dos principais fatos históricos do Brasil nas últimas décadas, principalmente na dura luta que tiveram contra a ditadura militar. Nesse sentido, os lamentáveis episódios de suas mortes (todos eram hemofílicos que contraíram o vírus da AIDS devido a transfusões de sangue) acabam ganhando uma dimensão ainda mais dramática por serem emblemáticos do descaso com a saúde e com os mais elementares princípios da dignidade humana que grassou nesse país por muitos anos. E ainda que o tom seja de melancolia na conclusão de “Três irmãos de sangue”, pela falta que tais personalidades fazem ao presente panorama cultural-social do Brasil, pelo menos há o consolo do legado que deixaram, o que é muito bem registrado em várias das preciosas imagens de arquivo do documentário – os depoimentos emocionados e exemplares de Betinho, o veloz e sarcástico processo criativo de Henfil e o lirismo à flor da pele dos números musicais de Chico Mário.

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