terça-feira, fevereiro 02, 2010

Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski ***


“Cidadão Boilesen” (2009) não foge do padrão consagrado em documentários brasileiros recentes ao fazer a combinação de imagens de arquivo e depoimentos recentes para focalizar o seu tema objeto (na presente obra, a vida de Henning Boilesen, próspero empresário dinamarquês naturalizado brasileiro que colaborou com a ditadura militar e acabou assassinado pela guerrilha). O seu diferencial está na ágil dinâmica cinematográfica que o diretor Chaim Litewski oferece para o seu filme. Vários dos fatos narrados pelos entrevistados são “dramatizados” através de trechos de produções sobre os nossos anos de chumbo (“Lamarca”, “Batismo de Sangue”, “Pra Frente Brasil”, entre outros) e de uma peça teatral sobre o tema, mostrando um criativo trabalho de edição que faz com que “Cidadão Boilesen” não caia no simples didatismo. Aliás, outro dos méritos de Litewski é usar uma abordagem irônica sobre a sua temática, não se limitando a um caráter meramente informativo. Pelos depoimentos iniciais, Boilesen seria um cidadão modelo e inatacável. Com a evolução da narrativa, entretanto, o lado escuro do protagonista se sobressai de forma constante, evidenciando-se um contraste fascinante na personalidade do empresário. E se em alguns dos depoimentos predomina o monótono e rançoso tom de “declarações oficiais”, em outros temos momentos de sinceridade desconcertantes.

Destoa no filme apenas a trilha sonora de tons cômicos que parece querer acentuar ainda mais o já aludido teor irônico do filme. Para esse fim, a música é óbvia e desnecessária, tendo em vista que imagens e diálogos em “Cidadão Boilesen” já trazem dentro de si, sutilmente, essa visão sarcástica.

Um comentário:

Joseci Pereira disse...

Eu acabei de asssitir o filme e o achei fascinante! Muito interessante a forma que é abordada a vida do Sr Boilesen, esse filme não se trata apenas de sua vida, trata-se de uma forma muito inovadora de 'refletirmos' sobre uma das épocas mais sinistras da história do nosso país.