segunda-feira, fevereiro 22, 2010

O Lobisomem, de Joe Johnston ***


Não há em “O Lobisomem” (2010) uma pretensão de estabelecer novos parâmetros para o gênero da licantropia cinematográfica como foi feito em clássicos como “Um Lobisomem Americano em Londres” e “Gritos de Horror” (ambos de 1981). O que o diretor Joe Johnston realizou foi uma releitura/homenagem ao filme homônimo de 1941. E nesse sentido, “O Lobisomem” é eficiente na sua proposta. Apesar de alguns efeitos digitais, Johnston optou por uma caracterização clássica da direção de arte e do próprio monstro (que realmente lembra muito a criatura original da obra quase setentona). A narrativa apresenta uma tendência preponderante para a estilização. A Inglaterra interiorana do final de século XIX que é pano de fundo para a produção é um lugar ligado muito mais a um imaginário de velhas películas de horror do que a uma rigorosa recriação histórica realista. Vale mencionar também que a própria transformação do protagonista Larry Talbot (Benicio Del Toro) em um lobo humano não é explicitada em todos os seus passos, valendo-se de uma dose de sugestão. Complementando a opção estética de Johnston, as interpretações de Del Toro e Anthony Hopskin valem-se mais de trejeitos canastrões e exagerados do que de sutilezas dramáticas, enquanto Emily Blunt compõe uma mocinha apaixonada e indefesa com considerável competência.

2 comentários:

J. Luca disse...

Caro André

Parabéns pelo seu blog, muito bacana mesmo.
Ao contrário do que você falou, eu achei a interpretação de Del Toro extremamente contida e de acordo com a alma de seu personagem. Acho que ele é uma espécie de mr. Darcy (do Orgulho e Preconceito, outra obra vitoriana) mais simpático e mais amargurado.
Novamente, parabéns pelo blog.

André Kleinert disse...

Prezado J. Luca.

Obrigado pelo elogio. Em relação ao Benicio Del Toro, mesmo essa contenção dele tem algo de ostensivo, mas isso não é um defeito. Na verdade, esté em perfeita sintonia com o espírito do filme.

Abraços