A abordagem do diretor Bertrand Bonelo sobre o tema da
prostituição em “L’Apollonide – Os amores da casa de tolerância” (2011) é
barroco em um sentido amplo. Pelo lado formal, o filme traz um requinte visual
exuberante, mas sem cair numa reconstituição de época meramente rococó. Já no
que diz respeito à visão temática da obra, predomina uma atmosfera que oscila
entre o fascínio erótico e a degradação moral e física, numa algo perturbadora
dicotomia entre o prazer e a culpa. Assim, estética e conteúdo acabam revelando
fina sintonia artística. A fotografia e a direção de arte contribuem para o
clima de luxúria e decadência que permeia a trama – cenários e figurinos, junto
a enquadramentos de caráter que beiram o pictório, compõem uma ambientação de
luxo, lassidão e sensualidade, mas a iluminação de belíssimos tons soturnos
também realçam a incômoda e permanente sensação de que algo de errado está para
acontecer. E quando acontece, vem em estocadas certeiras em forma de violência
e doença. Talvez a pantera encoleirada trazida por um habitual cliente da casa
seja uma eficaz simbologia dos perigos que os instintos podem trazer. A
abordagem de Bonelo também é peculiar e marcante por uma sensação de atemporalidade,
ainda que situe a trama na virada do século XIX para o XX – a impressão é que a
casa esteja inserida dentro de uma espécie de universo paralelo, fora dos
limites das convenções morais, mas também sujeita a ameaças traiçoeiras. O
interessante uso de uma trilha sonora com temas contemporâneos e a contundente
conclusão na Paris dos tempos atuais realçam esse aspecto fora do tempo e do
espaço e o encanto perverso de “L’Apollonide”
Boa parte de amigos e conhecidos costuma dizer que as minhas recomendações para filmes funcionam ao contrário: quando eu digo que o filme é bom é porque na realidade ele é uma bomba, e vice-versa. Aí a explicação para o nome do blog... A minha intenção nesse espaço é falar sobre qualquer tipo de filme: bons e ruins, novos ou antigos, blockbusters ou obscuridades. Cotações: 0 a 4 estrelas.
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Um comentário:
Otima pedida.
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