segunda-feira, julho 07, 2014

Oslo, 31 de agosto, de Joachim Trier ***1/2


Baseado na mesma obra literária francesa que deu origem à obra-prima cinematográfica “30 anos esta noite” (1963), “Oslo, 31 de agosto” (2011) busca uma abordagem diferente do clássico de Louis Malle. Se neste último a saga das últimas 24 horas de alcoólatra em recuperação possuía um viés de poética melancolia (acentuada pela trilha sonora repleta de temas marcantes de Erik Satie), no filme norueguês de Joachim Trier a jornada do protagonista ganha uma conotação diferente. Isso porque os sentimentos de inadequação e desesperança do toxicômano Anders (Anders Danielse Lie) apresentam um sentido de desafio e questionamento. Passo a passo, o personagem vai constando que o mundo que lhe oferecem para sua “regeneração” não é tão atraente: empregos vazios, vida social e rotina marcadas por relações superficiais. O que era para ser uma suposta redenção vai se revelando apenas como uma forma de opressão ainda mais angustiante. Nas seqüências finais, em que Anders dedica as suas últimas horas a momentos de hedonismo e aos preparativos de do seu suicídio, é como se o protagonista tivesse o seu momento de desconcertante e amarga iluminação. O estilo impresso por Trier na condução da narrativa é contundente, recorrendo a poucos efeitos e a uma atmosfera de distanciamento emocional, o que faz com que o filme tenha por vezes um tom de ironia amarga desconcertante e mesmo nas tomadas que mostram a overdose intencional de Anders a produção ganha um inesperado clima de lirismo.