sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Mais uma canção, de Rene Goya Filho e Alexandre Derlam ***


Num primeiro plano, “Mais uma canção” (2013) seria um documentário biográfico do músico gaúcho Bebeto Alves. Só que a abordagem proposta pelos diretores Rene Goya Filho e Alexandre Derlam é mais ampla. A partir da trajetória de seu protagonista, o filme acaba oferecendo uma visão bastante lúcida e pouco óbvia do que significar ser um músico no mundo contemporâneo, ainda mais com as peculiaridades tanto do Brasil quanto da própria arte de Bebeto. Surgindo nos conturbados anos 70, ele nunca facilitou as coisas para público e crítica – apesar das influências do cancioneiro tradicional das milongas de sua terra natal, a fronteiriça Uruguaiana, nunca fez música regional típica, partindo geralmente para fusões com ritmos universais como reggae, rock, tecnopop e música árabe. Tal postura artística irrequieta se reflete tanto no fato de Bebeto ter morado em várias cidades quanto no fato de ter se mantido a margem de modismos fáceis ou tradicionalismos limitadores. A formatação do filme tem a sensibilidade de captar boa parte dessas nuances tanto pelo lado intimista e pessoal do músico quanto pela contextualização histórica e social ao mostrar como Bebeto e sua arte se inseriram em épocas diferentes. Para isso, Goya e Derlam se valeram de registros como a gravação de um show-retrospectiva no emblemático Teatro Arena, de raras imagens de arquivos, de depoimentos recentes e de trechos de uma viagem de Bebeto por países orientais onde busca insólitas conexões da música de tais localidades com as suas próprias canções. O trabalho de edição é muito bem efeito ao combinar de forma harmoniosa esses diferentes registros e dar-lhes uma unidade que sintetiza com fidelidade as particulares concepções artísticas de Bebeto.

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