quinta-feira, agosto 07, 2014

Sem evidências, de Atom Egoyam ***1/2


O diretor canadense Atom Egoyam demonstra uma notável engenhosidade narrativa na concepção de “Sem evidências” (2013). Na superfície, o filme se enquadra no gênero suspense, focando na história, baseada em fatos reais, do desaparecimento e assassinato de três crianças numa cidade interiorana dos Estados Unidos. Egoyam se vale de sua habitual elegância formal e sutileza temática para que a produção não se afunde nos clichês inerentes ao gênero em questão – os lugares comuns estão todos lá, mas trabalhados com depuração, estabelecendo uma atmosfera sombria e melancólica e fazendo com que a produção se configure quase como um opressivo conto gótico. Nesse sentido, “Sem evidências” aos poucos vai ser convertendo em algo muito mais profundo. Evidencia-se um sofisticado e lúcido subtexto sobre o preconceito moral e a intolerância religiosa que assolam boa parte da população norte-americana, com a se constituindo assim como uma contundente metáfora sobre o avanço do pensamento obscurantista na sociedade ocidental.

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